GESTÃO DE TEMPO




O tema da gestão do tempo é um tema tão falado, mas na minha opinião pertinente.

Numa primeira abordagem, quando falamos na gestão do tempo, é preciso sermos específicos naquilo que pretendemos, porque temos aqui pelo menos duas vias. Uma delas é gerir o tempo, tempo para que? Para ter mais tempo de família, lazer, ir ao ginásio, por exemplo. E aquilo que temos de fazer é organização e planeamento. Tudo o que nós temos vontade efetivamente de fazer, em que o grau seja de 0 a 10, a nossa vontade é 9 ou 10, é garantido que vamos conseguir tempo para o fazer. Ou aquilo que se pretende é sermos mais produtivos no nosso trabalho, ao invés de trabalharmos a organização, o planeamento e a vontade, nesse aspeto o que temos de trabalhar é a disciplina.

Como é que podemos fazer isso? Há algumas dicas para trabalharmos a disciplina.

O fundamental é ter uma lista de prioridades daquilo que pretendemos fazer num determinado dia, após termos essa lista feita temos de trabalhar as interrupções.

 As interrupções podem ser chamadas telefónicas, paragens para o café, uma conversa paralela… Após isso, se lidamos diariamente com imprevistos, temos de ter pelo menos uma ou duas horas para tratar dos imprevistos. A seguir é fundamental sabermos distinguir a palavra urgente da palavra prioridade. Nem sempre o que é urgente é prioritário, se não for prioritário vamos ter que colocá-lo na nossa lista de prioridades para um outro dia. Dessa forma conseguimos, efetivamente, ter mais tempo e sermos mais produtivos dentro do nosso trabalho.

1 Comment

  • by
    Vanessa Carvalho
    Posted 12 de Maio, 2019 12:53 0Likes

    Um pequeno momento de recomendações poderosas! Acreditar na ilusão de que o dia deveria ter mais de 24h é um erro, pois na verdade essas mesmas horas bem organizadas, serão mais produtivas & positivas!
    Obrigada, Nelma! 😊

Leave a comment

2019 © ...AND WHAT ELSE PROUDLY POWERED BY MODAL CREATIVITY