MELHORIA DAS COMPETÊNCIAS




Atualmente, apesar de termos um licenciamento ou um curso técnico, continuamos a ser bombardeados com as atualizações que acontecem. Aquilo que não podemos descurar é de melhorar as nossas competências.

Vou falar-vos do ciclo da aprendizagem. Falando desse tema acabamos por perceber de que forma é que podemos fazer a melhoria das nossas competências.

O ciclo da aprendizagem tem quatro fases: a primeira fase é quando somos incapacitados de fazer algo inconscientemente, ou seja, somos incompetentes inconscientemente. Imaginem um bebé, vê os pais a conduzirem, está dentro de uma viatura, ela não sabe conduzir, também não tem consciência do que é que aquilo é, ou seja, é incompetente naquela matéria e, não tem consciência disso. A fase seguinte é ser incompetente, mas tendo essa consciência, ou seja, a incompetência consciente e aquele mesmo bebé que cresce vê os pais a conduzir, sabe que alguém conduz, tem consciência daquilo que é a condução, mas sabe que é incompetente nessa matéria, ou seja, não consegue conduzir. Depois passamos à fase seguinte que é a competência consciente, essa mesma criança tem dezoito anos, tira a carta de condução, tem essa competência e conduz. Tem consciência que sabe conduzir e, efetivamente, conduz. A fase seguinte é aquilo que nós já fazemos de uma forma automática que nos é inconsciente, ou seja, somos competentes inconscientes porque já fazemos algo de uma forma automática. É aí que está a maior parte das vezes o gatilho.

Nos dias de hoje, com as atualizações, com a forma que as mudanças acontecem, é fundamental não estagnar nessa fase. Procurar uma reciclagem, uma formação não só a nível pessoal como a nível profissional. É fundamental não descurar daquilo que é a melhoria das suas competências.

Leave a comment

2019 © ...AND WHAT ELSE PROUDLY POWERED BY MODAL CREATIVITY